EEMTI Coronel Virgílio Távora
31 de maio de 2020 - 16:08
NÚCLEO GESTOR
DIRETOR: Francisco Tauvânio Vieira
COORDENADORES ESCOLARES: Ed Naldo Fernandes de Santana, Carlos Raulino da SIlva e Carlos Roberto Bezerra
SECRETÁRIA: Débora Cristina da S. Moreira
ASSESSORA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA: Marciana Moreira Gomes
ENDEREÇO
CIDADE: Quixadá
ENDEREÇO: Rua Epitácio Pessoa, Centro, 1498.
E-MAIL: cecvtqx@escola.ce.gov.br
TELEFONE: (88) 3445-1040
DADOS
HISTÓRICO DA ESCOLA
Criado em um momento histórico conturbado no Brasil, a EEM Coronel Virgílio Távora veio para responder as necessidades educacionais do Sertão Central, especificamente ao município de Quixadá, favorecendo a educação secundária, como era tida na década de 1960, a todos os estudantes deste município e de municípios circunvizinhos.
O novo regime governamental imposto ao país tinha um dos seus mais importantes fundamentos na Doutrina de Segurança Nacional, fortemente influenciada pela conjuntura da Guerra Fria e pela crise do populismo. A Ditadura Militar agora no comando da nação tratou de tolher a expressão individual e coletiva da população que já sentia a repressão imposta até no ato de pensar e questionar a realidade.
A força da repressão abafava a duras penas o direito de liberdade do cidadão. Seus pensamentos e manifestações que exigiam a liberdade eram abafados a duras penas e o direito de decidir o rumo da nação não pertencia mais ao povo. E é neste contexto em que jovens protestavam nas ruas em defesa da democracia e justiça social que nasce nossa Instituição de Ensino. Por ato do poder Executivo Estadual, foi criado através da Lei 7991/65 de 30 de abril de 1965, que autorizou também a criação dos colégios de Brejo Santo e Nova Russas, nasce legalmente a EEFM Coronel Virgílio Távora, o Colégio Estadual de Quixadá, que foi inaugurado em 27 de maio do mesmo ano, funcionando nos turnos vespertino e noturno. E em comunhão com a LDB 5692/71 implantou os cursos profissionalizantes em Técnico em Agricultura, em convênio com a ANCAR, Auxiliar de Enfermagem, em convênio com o Hospital Municipal de Quixadá, Auxiliar Técnico em Pecuária, Auxiliar Técnico em Promotor de Vendas, funcionando até o ano de 1976 Através do Parecer 133/77 é autorizado o funcionamento do Ensino de 1º Grau e em 1971 foi reconhecida através do Parecer 896/74 do Conselho de Educação Estadual.
Em 1976, são autorizados os cursos: Técnico em Estatística, Técnico em Comercialização e Mercadologia, e posteriormente no ano de 1978 o curso em Contabilidade. No ano de 1982, expandia o curso Científico (Sem Habilitação Profissional) em salas anexas nos distritos de Juatama e Banabuiú No ano de 1986 implanta o Curso de Habilitação em 2º Grau para Magistério de 1º Grau (Pedagógico), até então só ofertado por escolas da Rede Particular de Ensino. No ano de 1987, oferece Estudos Adicionais para o Magistério (4º Normal) com Habilitação em Língua Portuguesa e Ciências.
Em 1988, em Parceria com a DERE e Secretaria Municipal da Educação do Município de Quixadá, são implantados salas anexas nos distritos de Custódio, Cipó do Anjos, Juá, São João doa Queiroz, Junco, Riacho Verde e Dom Maurício. A inclusão social sempre foi e é uma marca da EEM Coronel Virgílio Távora (Quixadá – Ceará), em 1998 retorna a ofertar a modalidade de Ensino Fundamental, a partir da 5ª Série, e nos dois anos seguintes, ofertou a Educação Especial para Deficiência Auditiva e Deficiência Mental, e assumiu a Agência do PROFORMAÇÃO (Projeto de Formação de Professores Leigos da Rede Municipal). A partir da primeira metade do século XXI a escola passa a se dedicar exclusivamente ao Ensino Médio. Procurando vivenciar os valores da competência, da justiça, da ética e do respeito, e a agora como EEMTI Coronel Virgílio Távora comemora neste ano de 2020 seus 55 anos de dedicação à educação quixadaense.
Com a missão de proporcionar a formação integral dos alunos na perspectiva de instrumentalizá-lo para enfrentar o mundo do trabalho a partir de uma nova prática pedagógica, que favoreça o seu aprimoramento como pessoa humana, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, para exercer de forma consciente e sua cidadania, a EEM Coronel Virgílio Távora conta com mais de 900 alunos, 46 professores e 25 funcionários. O atual Núcleo Gesto, em exercício desde Abril de 2018, é composto pelo Diretor Escolar, professor Francisco Tauvânio Vieira, os Coordenadores Escolares, professor Carlos Roberto Bezerra Costa, professor Ed Naldo Fernandes de Santana e professor Antonio Carlos Raulino da Silva, uma Assessora Administrativa Marciana Moreira Gomes Lima e ainda, a Secretário Escolar, Débora Cristina da S. Moreira.