Choró

 

ETIMOLOGIA

– O topônimo “Choró” vem do “chorron” que em tupi guarani significa “murmurar” ou “pássaro que tem um canto que parece um murmúrio”. Sua denominação original é Choró, sem haver alterações no decorrer do tempo.

 

HISTÓRIA

– A região das nascentes do Choró (antigamente chamada de Boqueirão do Limão), está localizado entre as serras do Estêvão e de Quixeramobim. Antigamente era habitada por índios como os jenipapo-kanyndé, choró e quesito.
Seu núcleo urbano, surgiu devido aos projetos de combate a seca, entre 1932 e 1934. No lugar denominado Boqueirão do Limão foi construído o Açude Choró-Limão, oficialmente chamado de Tomás Pompeu Sobrinho. Do acampamento de operários empregados na construção deste açude surgiu o povoamento que cresceu ao redor da capela de São Sebastião e do açude, que depois se transformaria em município.

 

GEOGRAFIA

– Hidrografia e recursos hídricos: O município está totalmente inserido na bacia hidrográfica do Rio Choró. Entre os seus afluentes estão: Rio Três Irmãos, Rio Cangati, Riacho das Caçadas, Rio São Luís e Rio Rusinho
No leito do Rio Choró está construído o Açude Choró (Tomás Pompeu Sobrinho), que é a principal reserva hídrica municipal.
– Clima e vegetação: O clima é o tropical quente semi-árido, com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A pluviometria média anual é de 723 mm.
A vegetação predominante é a caatinga.

 

ECONOMIA

– A base de sua economia no Setor Primário são a agricultura e a pecuária. A agricultura, com o cultivo de algodão arbóreo e herbáceo, caju, milho e feijão. A pecuária é basicamente de bovinos, suínos, caprinos, sendo realizadas também a avicultura, piscicultura e apicultura, além da pesca.
No Setor terciário, o município conta com a contratação de serviços e mão de obra.

 

POLÍTICA

Desde 1993, o município teve os seguinte prefeitos:
– Otácio Dantas Filho, de 1993/1996.
– Públio Jorge Matias Dinelly, de 1997/2000.
– Públio Jorge Matias Dinelly, de 2001/2004.
– Iracy Duarte Dantas, de 2005/2008.
– José Antônio Rodrigues Mendes, de 2009/2012.
– José Antônio Rodrigues Mendes, de 2013/2016.
– Marcondes de Holanda Jucá (atual prefeito), de 2017/2020.

 

Dados do município/localização

 

Fundação: 27/03/1992
Emancipação Política: 27 DE MARÇO
Gentílico: CHOROENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: SERTÕES CEARENSES
Microregião: SERTÕES DE QUIXERAMOBIM
Distância para a capital: 189,00

 

Dados de características geográficas

 

Área: 815,77
População estimada: 12853
Densidade: 15,80
Altitude: 243
Clima: SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: Hora de Brasília (UTC-3)

Fonte: Site do Município