EEM João dos Santos de Oliveira

31 de maio de 2020 - 21:00

 

NÚCLEO GESTOR

 

DIRETORASandra Maria Vitor Alves
COORDENADOR ESCOLARAntonio Jerri Castro de Abreu

SECRETÁRIAShara dos Santos Paiva
ASSESSOR ADMINISTRATIVO FINANCEIROGeomar de Sousa Almeida

 

ENDEREÇO

 

CIDADE: Madalena
ENDEREÇO
Assentamento 25 de Maio, Comunidade Quieto, Distrito Paus Brancos.

E-MAILejsantos@escola.ce.gov.br
TELEFONE: (88) 9 8956-5354

 

DADOS

 

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HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Estadual de Ensino Médio do Campo João dos Santos de Oliveira é fruto da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST por educação para a população camponesa, como parte da luta pela terra, por reforma agrária e pela afirmação da agricultura camponesa popular. E assim, da terra onde nasceu o MST do Ceará, brota a primeira das dez Escolas do Campo conquistadas, junto ao Governo do Estado do Ceará.


A Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira é fruto da luta pela terra e por reforma agrária, nasce vinculada à concepção de educação do campo e ao Projeto da Reforma Agrária Popular e da Agricultura Camponesa, como parte destes.


Nesse contexto, seu projeto político-pedagógico, sendo um projeto de escola inédito, constitui-se em intencionalidade a ser materializada pelo povo camponês. E para tanto, não existem modelos, tem que ser criativamente inventada. Mais que isso, precisa ser disputada, uma vez que seu vínculo com um projeto de campo, antagônico ao projeto hegemônico capitalista do agronegócio, coloca a escola num campo de disputa ideológica.


Disputa do projeto de formação dos homens e mulheres do campo e do projeto de sociedade camponesa, de modo geral, que encontra na escola um lugar privilegiado de educação de seus sujeitos.


Uma escola centrada na vida, cujos conteúdos, vivências e relações sejam formadores de valores humanistas e solidários; do cultivo da memória coletiva do povo brasileiro; que promova novas relações das pessoas entre si e com a natureza; e o interesse e afirmação da vida no campo em todas as suas dimensões, na perspectiva da formação unitária (que rompa com a divisão entre quem pensa e gerencia e quem trabalha) e unilateral (que compreenda as diversas dimensões do ser humano).