Programe_CE: alunos irão aprender linguagem de programação em escolas estaduais

15 de setembro de 2021 - 14:57

Na manhã desta quarta-feira (15), a Coordenadora da CREDE 12, professora Joyce Santana, esteve presente na EEMTI Gov. César Cals de Oliveira de Filho, no município de Quixadá, para realizar a aula inaugural e entrega dos equipamentos do Programa_CE junto à comunidade escolar, com a presença do núcleo gestor da escola, professor Auci Maia, diretor, Dvandy Pedrosa e Ana Moreno, coordenadoras escolares, estudantes e tutor do programa.

O Programe_CE é um projeto da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Programa Cientista Chefe. Por meio da oferta das eletivas de programação, busca-se proporcionar novos conhecimentos e habilidades para que os estudantes tenham mais oportunidades de ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho.

Promover o ensino da linguagem de programação e, assim, ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais dos estudantes cearenses. Este é o objetivo do Programe_CE, iniciativa do Governo do Ceará voltada às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) da rede pública estadual. A ação foi lançada no dia 02 de setembro, em solenidade virtual pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância no YouTube, com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do cientista chefe da Educação, Jorge Lira.

O projeto-piloto do Programe_CE terá início neste mês, em 25 EEMTIs distribuídas em todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), contemplando 2 mil estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Cada escola receberá 20 novos computadores para incrementar os Laboratórios de Informática onde serão realizadas as aulas.

As disciplinas eletivas serão divididas em três módulos até dezembro de 2022. No segundo semestre do próximo ano, serão ofertadas, durante cinco meses, bolsas para cada estudante matriculado nas eletivas, incentivando o intercâmbio em universidades e institutos. Ao término da 3ª série do Ensino Médio, os alunos receberão uma certificação em Ciência de Dados e Linguagem de Programação e também serão convidados a demonstrar os conhecimentos adquiridos nas eletivas durante feiras realizadas com parceiros da área de tecnologia.

As aulas do primeiro ciclo do Programe_CE serão ministradas por bolsistas de Tecnologia da Informação selecionados por meio de edital da Funcap.

Além de fortalecer o aprendizado dos estudantes, o projeto também vai ofertar especialização em linguagem de programação para 100 professores da rede estadual. O objetivo é que, ao término da pós-graduação, os docentes possam ministrar as disciplinas eletivas em suas escolas de origem, aumentando o acesso de mais estudantes ao conhecimento da Ciência de Dados e Linguagem de Programação.