EEM Alfredo Machado lança a primeira edição da Revista LÍNGUA

6 de setembro de 2021 - 10:20

A EEM Alfredo Machado, localizada em Madalena, lança a primeira edição da revista LÍNGUA. Confira o que escreveu o diretor, Lucínio Barbosa:

É com muita alegria que apresentamos o primeiro número da Revista Digital LÍNGUA, uma iniciativa do coletivo de professores de Linguagens da EEM Alfredo Machado. A ideia de sua criação nasceu aos poucos, de um processo reflexivo nesse tempo de pandemia do COVID-19, em que sentimos a necessidade de divulgarmos as excelentes produções realizadas durante as aulas virtuais (ainda que seja um recorte), apesar das dificuldades do ensino remoto, bem como expandir os estudos de linguagem para além da sala de aula.

A língua se faz presente na diversidade de expressões artísticas, corporais, idiomáticas, tendo inquestionável relevância nas cenas cotidianas, destacando-se principalmente pela influência social que imprime óbvia representatividade nas relações fundamentais entre os cidadãos de uma sociedade. Somos completamente LÍNGUA quando falamos, escrevemos, ensinamos e aprendemos; quando refletimos nossa cultura e integramos nosso conhecimento, porque a língua é feito uma roda que gira, “roda moinho, roda pião” (Roda Viva, Chico Buarque), é o Drummond escondido em cada um de nós, é o descritivismo exagerado de Alencar presente em nossas histórias, é a intelectualidade de Machado mergulhada nos pensamentos mais profundos de Lispector, é a luta do negro com o branco já criticada por Castro Alves, é a literatura nossa de cada dia, nossa identidade e cidadania, é o nosso posicionamento político, é o nosso trabalho e a nossa matemática financeira, é o risco perigoso de saber o tempo de calar e/ou saber o que falar/como falar, pois o “impacto é grande demais” (Palavras, Vanessa da Mata). Definitivamente, somos completamente LÍNGUA.

É nesse oceano de possibilidades que apresentamos projetos e textos produzidos por nossos professores e alunos, um trabalho que não foi tarefa fácil, que contou com a dedicação e esforço de um grupo seleto de profissionais, que abraçou a ideia de forma criativa e comprometida.

Almejamos que a LÍNGUA provoque em seus leitores, a reflexão, o debate, a crítica e a vontade de criar e aprender cada vez mais, pois esse primeiro número é apenas o pontapé inicial de um projeto escolar que será ampliado e que veio pra ficar.

Com enorme sentimento de gratidão expressamos nossos agradecimentos a todos que contribuíram com esta edição, ajudando a construí-la e, tenham certeza, apostamos que esta é a primeira de muitas edições. Esperamos que gostem do resultado!

Lucínio Barbosa

Diretor da EEM Alfredo Machado.

Link da revista: clique AQUI.

Publicado em 18/06/2021